quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Empresas usam redes sociais para investigar possíveis candidatos.


Cada vez mais as companhias usam redes sociais para encontrar bons profissionais. Várias empresas usam o LinkedIn para recrutamento em escopo internacional desde 2009 para todos os níveis, desde o mais técnico até a diretoria, afirmam diretores de empresas de Recursos Humanos no  Brasil. As empresas divulgam suas vagas no site para fazer e receber contato dos interessados, como atua também de forma proativa, tentando descobrir talentos. Fazem buscas em “empresas target” e por palavras-chave, de acordo com as qualificações necessárias para cada cargo. O LinkedIn já é a segunda maior fonte de contratação, perdendo apenas para as indicações feitas pelos próprios funcionários.          
Participar de grupos de discussão na internet é um bom caminho para entrar no radar dos recrutadores. Tomar a iniciativa e se candidatar às vagas oferecidas nas redes também funcionam.           
           
As redes sociais são usadas também para checar dados dos candidatos a uma vaga de emprego. Para alguns gerentes de recrutamento, cada rede tem uma finalidade: o LinkedIn para conhecer melhor o perfil profissional dos executivos,    enquanto no Facebook, pede recomendações do candidato para seus conhecidos.  Já no Twitter, compreende melhor a opinião do profissional sobre determinados assuntos.
         
  Desta forma leva os futuros candidatos a policiarem sobre o que fazem ou escrevem nesta redes sociais, pois podem abrir ou fechar portas.
         
DICAS: Manter atualizado e personalizado seu perfil, mostra o lado positivo do mesmo, não deixe de expor sua opinião mas coloque de forma que não seja distorcida,cuidado com palavrões, falar mau do colega de trabalho e patrões é uma péssima ideia,erros de português ou gírias são imperdoáveis.

Seja sensato e será um ótimo candidato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um não. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Augusto Cury E-MAIL: lu.name.lc@hotmail.com