Cada vez mais as companhias usam redes sociais para encontrar bons profissionais. Várias empresas usam o LinkedIn para recrutamento em escopo internacional desde 2009 para todos os níveis, desde o mais técnico até a diretoria, afirmam diretores de empresas de Recursos Humanos no Brasil. As empresas divulgam suas vagas no site para fazer e receber contato dos interessados, como atua também de forma proativa, tentando descobrir talentos. Fazem buscas em “empresas target” e por palavras-chave, de acordo com as qualificações necessárias para cada cargo. O LinkedIn já é a segunda maior fonte de contratação, perdendo apenas para as indicações feitas pelos próprios funcionários.
Participar de grupos de discussão na internet é um bom caminho para entrar no radar dos recrutadores. Tomar a iniciativa e se candidatar às vagas oferecidas nas redes também funcionam.
As redes sociais são usadas também para checar dados dos candidatos a uma vaga de emprego. Para alguns gerentes de recrutamento, cada rede tem uma finalidade: o LinkedIn para conhecer melhor o perfil profissional dos executivos, enquanto no Facebook, pede recomendações do candidato para seus conhecidos. Já no Twitter, compreende melhor a opinião do profissional sobre determinados assuntos.
Desta forma leva os futuros candidatos a policiarem sobre o que fazem ou escrevem nesta redes sociais, pois podem abrir ou fechar portas.
DICAS: Manter atualizado e personalizado seu perfil, mostra o lado positivo do mesmo, não deixe de expor sua opinião mas coloque de forma que não seja distorcida,cuidado com palavrões, falar mau do colega de trabalho e patrões é uma péssima ideia,erros de português ou gírias são imperdoáveis.
Seja sensato e será um ótimo candidato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário